27 maio Fibra Óptica – Conheça a tecnologia da reflexão da luz

Fibra Óptica - Conheça a tecnologia da reflexão da luz

Já parou para pensar no crescimento tecnológico que temos presenciado nas últimas décadas?

Hoje, podemos nos comunicar, assistir vídeos e ouvir música de maneira que não imaginaríamos alguns anos atrás e tudo isso com alto nível de desempenho devido as tecnologias inovadoras.

Exemplo disso é a internet discada que era o meio de acesso à internet e que já ficou ultrapassado e uma nova tecnologia surgiu possibilitando a transmissão de dados em alta velocidade.

Essa ferramenta essencial para os nossos dias é chamada de fibra óptica.

O que é fibra óptica?

É um filamento de alta flexibilidade, transparente, fabricado por meio do vidro ou plástico extrudido e serve como um condutor de luz, imagens, além de impulsos codificados.

Costuma ser produzido no diâmetro de alguns micrômetros, levemente mais espesso que um fio de cabelo humano e tem uma enorme importância para o sistema de comunicação de dados, pois não sofre com a interferência do eletromagnetismo.

No início, as fibras ópticas foram utilizadas para guiar transmissões de sinais óticos, mas que operavam em uma distância limitada. Elas perdiam luz durante a transmissão, sofriam com o alto calor que os lasers irradiavam e apresentavam alguns problemas de emendas.

Entretanto, no decorrer da década de 70, aprimoraram-se as técnicas utilizadas para os processos ópticos, com isso, foi possível monitorar as grandezas e as transmissões de informações a longa distância.

No Brasil, essa tecnologia foi introduzida apenas em 1977, após realizações de pesquisas importantes, produzidas principalmente pela Unicamp.

Qual a constituição da fibra óptica?

A fibra consiste em um núcleo central em formato cilíndrico, transparente e feito de vidro. O seu exterior é envolvido por uma camada de plástico que serve para proteger seu interior contra danos externos e que apresenta um nível menor de refração, característica que possibilita a total transferência ou reflexão de luz no prolongamento do cabo.

Como funciona a fibra óptica?

Seu funcionamento ocorre pela luz transmitida que segue pelo sistema fibroso em um princípio único. O processo ocorre por um feixe luminoso lançado em uma das extremidades do filamento. Ele percorre toda a sua estrutura por meio de reflexões sucessivas, devido às características ópticas do núcleo.

No seu interior acontece a reflexão da luz principal, mas a sua transmissão dentro da fibra ocorre devido à diferença de refração entre o revestimento externo e o material nucleico.

As vantagens da fibra óptica

Existem alguns benefícios relacionados à utilização dessa tecnologia, como:

  • Redução da dimensão do material;
  • Transmissão elevada de quantidade de informações;
  • Imunização relacionada a interferências eletromagnéticas;
  • Disponibilização elevada de matéria prima;
  • Estabilização do sinal de transmissão;
  • Facilitação do processo de instalação;
  • Deterioração reduzida do material comparado ao cobre.

 

Tipos de fibra óptica

Os cabos de fibra óptica são produzidos em dois modelos distintos, são eles:

    • Monomodo: Permite apenas um sinal de luz por filamento. Seu núcleo varia de 8 a 9μm, com revestimento externo de 125μm. Possui dimensões mais baixas que as outras fibras. Seu sistema de cabeamento estruturado tem um alcance de 4km. Ele apresenta uma banda passante maior, apresentando menor dispersão. O comprimento de ondas desse cabo varia de 1.310 até 1550nm. Para gerar o seu sinal, normalmente são utilizados lasers.

 

  • Multimodo: Esse é o cabeamento primário mais comum em inter e intra edifícios. Seu núcleo varia de 50 a 62,5μm, equivalente à milésima parte de um milímetro e seu revestimento externo equivale a 125μm. Seu diâmetro facilita que fontes luminosas de pouca precisão sejam acopladas aos conectores. Seu alcance é limitado por 2km para cada cabeamento estruturado. É utilizada para distâncias menores, exatamente pelo preço e facilidade de implementação. No caso de estruturas de longa distância, ocorre muita perda de refração.

 

A expansão dessa tecnologia

Com a explosiva evolução da comunicação, motivadas pela necessidade de aumento de capacidade de transmissão da informação sem interrupções e alta qualidade, novos conceitos em tecnologias surgem. A fibra óptica garante essas especificações, apresentando vantagens em relação aos cabos de cobre, tornando-se assim uma ferramenta cada vez mais necessária e desejada por todos.

A fibra óptica é uma tecnologia que trouxe avanços significativos e que deve evoluir ainda mais nos próximos anos. Empresas que optam por migrar para essa tecnologia percebem que os benefícios obtidos são notáveis.

Contratar fibra óptica é um investimento estratégico e uma opção muito interessante para empresas que querem elevar sua capacidade e padrão de funcionamento.

E então, você já utiliza fibra óptica na sua empresa?

 

Entre em contato agora e converse com um especialista sobre o assunto!