02 abr Outsourcing – Conheça esta modalidade de contratação

1

Utilizar serviços de terceiros é uma prática muito comum em quase todas as empresas, independentemente de seu porte. A terceirização de TI está ganhando espaço no Brasil e no mundo. Um estudo realizado pelo Everest Group, apontou que o Brasil se destaca no cenário mundial como um dos países com mais oportunidades em Outsourcing de TI no mundo.

Muito se fala em Outsourcing nos dias de hoje, mas você sabe realmente o que significa este termo?

O que é Outsourcing?

Desmembrando o termo Outsourcing, “out” = “fora” e “sourcing” = “fonte”.

Traduzindo literalmente, a palavra significa “fonte de fora”. A tradução literal explica perfeitamente o significado de Outsourcing, que é a prática de terceirizar serviços ligados à parte estratégica da empresa, ou seja, buscar fontes “de fora” para realizar estes trabalhos.

O Segredo!

Imagina a seguinte situação: Você tem uma empresa ou é gestor e é muito bom em gerenciar processos e pessoas, no entanto, não é muito familiarizado com a área de TI.

Sempre que surge um problema nesta área, você ou outro profissional perde horas e até dias tentando solucionar, ou então é necessário chamar uma empresa para resolver pontualmente o problema e normalmente o valor a ser pago é elevado.

Então fica a pergunta: Por que não terceirizar esse setor e colocá-lo nas mãos de alguém que realmente entenda da área e possa ajudar?

Pois este é o segredo do Outsourcing! Contratar especialistas na área que você tem menos conhecimento para potencializar o resultado destes setores.

Assim, você pode focar seus esforços naquilo que realmente faz parte da sua área, tornando a empresa muito mais produtiva em todos os setores.

Lembrete: Outsourcing não é terceirização!

Essas palavras não são sinônimos, ok?

Quando pesquisamos o significado de Outsourcing, às vezes encontramos definições que colocam esses dois termos como sinônimos, porem isso não é verdade.

Outsourcing é um tipo de terceirização, a terceirização de áreas estratégicas. A terceirização que conhecemos é a terceirização de serviços rotineiros, que não tem valor agregado e estão distantes do core business da empresa. Core business é um termo inglês que significa a parte central de um negócio ou de uma área de negócios.

O Outsourcing trabalha nas áreas-chave da organização, como é o caso da área de TI, e surgiu para permitir que cada um trabalhe na área que tenha maior domínio, tornando assim a organização mais forte em todos os setores.

Principais razões para investir em Outsourcing de TI

Os motivos são os mais variados como:

    • Alta demanda de investimentos: Permite que as empresas possam usufruir de novas tecnologias com menos custos, pois os investimentos em infraestruturas, equipes especializadas, dispositivos eletrônicos, hardware e software podem começar a se tornar inviável em termos econômicos.

 

    • Falta de foco no negócio: Ao invés dos profissionais internos buscarem novas tecnologias e ferramentas que possam se tornar um diferencial competitivo para a empresa, eles acabam perdendo seu tempo em situações comuns, gerando perca de valor estratégico do setor.

 

    • Excesso de riscos: Tomar decisões erradas pode levar a riscos desnecessários, ou seja, com profissionais qualificados as tecnologias podem ser empregadas com o máximo de resultados e de forma segura, podendo focar de forma incisiva na proteção de dados e informações relevantes.

 

  • Dificuldades internas: Os profissionais internos podem começar a sofrer com limitações e passar por dificuldades para a implantação de tecnologias ou manutenções de toda a infraestrutura da empresa. Com o Outsourcing as responsabilidades podem ser divididas em atividades focadas no negócio e atividades de rotina.

 

Vantagens de investir em Outsourcing

O Outsourcing pode beneficiar os processos internos da sua empresa. Veja algumas razões pelas quais vale a pena investir nessa prática:

    • Redução de custos: Com treinamentos e com o tempo gasto quando se está tentando resolver um problema que não tem familiaridade. Além dos serviços emergenciais realizados por outras empresas.

 

    • Aumento da produtividade: Deixar cada profissional trabalhando na área que mais tem conhecimento, aquela que ele terá maior capacidade para fazer um excelente trabalho, aumentando a produtividade da equipe como um todo.

 

    • Aumento da competitividade: As áreas que já possuem alto desempenho ficarão ainda melhores, pois os colaboradores poderão focar apenas nelas. As áreas com desempenho menor serão potencializadas, ou seja, a empresa como um todo ganha força competitiva.

 

    • Foco no cliente: Deixando cada especialista cuidando da sua área de conhecimento e focando atenção no que realmente importa: o cliente. Assim que todas as áreas estiverem funcionando, não será mais necessário se preocupar em descobrir como solucionar os problemas.

 

  • Redução de riscos: Com uma equipe com mais conhecimento, as chances de que algo dê errado diminuem. Portanto, quanto mais conhecimento na área, menor é a chance de cometer algum equívoco.

 

Riscos do Outsourcing

O Outsourcing pode apresentar riscos para empresas que não souberem implementá-lo corretamente. O principal risco está associado à contratação inadequada da prestadora de serviço ocasionando o não atingimento dos objetivos estabelecidos. É fundamental estar atento à qualidade do serviço prestado evitando assim muitos problemas e prejuízos.

E para evitar prejuízos ao investir em Outsourcing, é fundamental que as empresas procurem parcerias com experiência no mercado. As prestadoras de serviço devem ser preferencialmente, especialistas e referências na respectiva atividade. Cabe à empresa selecionar prestadoras que ofereçam as soluções adequadas e acompanhar o desempenho das atividades.

A forma como as corporações encaram o Outsourcing também faz toda a diferença no sucesso ou fracasso dessa estratégia. As empresas devem encarar o Outsourcing como uma possibilidade de concentrar seus esforços e recursos em atividades vitais para a manutenção de seu negócio.

Agora que você já sabe o que é Outsourcing, quais suas vantagens, saiba também como garantir o sucesso para a sua empresa.

 

Entre em contato agora e converse com um especialista sobre o assunto!