23 abr Controle de Acesso – Solução de confiabilidade e segurança

Controle de Acesso

Cada vez mais se torna indispensável monitorar a entrada e a saída de pessoas dos ambientes das empresas, isso se faz necessário para garantir a segurança das pessoas, o sigilo das informações e a integridade de bens.

Mas e como você realiza o controle de acesso das pessoas e veículos na sua empresa?

E na questão da segurança, você sabia que muitas pessoas ainda acreditam que cadeados, correntes e chaves são métodos confiáveis?

Contar com sistemas e equipamentos para fazer esse controle é essencial, pois não é possível manter um profissional fazendo o tempo todo a gestão de acesso de todos os ambientes. E também a gestão humana é passível de falha. Hoje a tecnologia oferece diversos recursos eficientes para fazer o monitoramento de acesso, sem complicação e de forma fácil.

Então, o que é controle de acesso?

O controle de acesso é um sistema ou equipamento que limita o acesso a um determinado ambiente, garantindo a segurança de dados, bens e pessoas, impedindo o acesso de pessoas não autorizadas aos ambientes.

Com o controle de acesso é possível liberar a entrada de pessoas autorizadas, bloquear os não autorizados, gerenciar diferentes níveis de acesso nos ambientes, garantir a segurança de todos e a integridade de bens e informações sigilosas. Ao mesmo tempo, ter informações estratégicas, como número de pessoas, horário de maior fluxo e ambientes mais utilizados para fazer a gestão de controle.

O controle de acesso permite o monitoramento sobre a circulação de pessoas a ambientes internos e externos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Você já viu aqueles filmes super high tech que permitem o acesso aos ambientes pelo reconhecimento facial, biometria do dedo e até leitura da íris? Pois é, toda essa tecnologia parece distante, mas não é! Hoje é comum uma empresa ou condomínio possuir um sistema de acesso por biometria, voz e até mesmo reconhecimento facial.

Mas por que o controle de acesso é tão importante?

O controle de acesso desempenha um papel muito importante, identificar as pessoas presentes em uma determinada área controlada. Em lugares onde o fluxo de pessoas costuma ser intenso o controle de acesso se torna essencial. Além de colaboradores de produção, gestão e escritório é comum que visitantes, representantes e até mesmo funcionários terceirizados acessem as dependências do local todos os dias.

O controle é realizado desde uma sala em particular até toda a extensão da empresa, onde nessas áreas, condutas pré-determinadas são exigidas para manter a ordem e a segurança.

O mesmo acontece em condomínios onde ter um sistema de controle de acesso é primordial para garantir a segurança, pois o número de pessoas que circulam pelas áreas comuns são as mais variadas, desde moradores, visitantes, até entregadores de delivery e prestadores de serviço de reparo, então é imprescindível ter meios para gerenciar toda essa movimentação, evitando situações indesejadas.

Tecnologias para a gestão de acesso

Existem atualmente várias tecnologias que quando combinadas aos equipamentos de controle de acesso possibilitam uma gestão mais segura dos ambientes. Algumas das tecnologias mais utilizadas para fazer este controle e seu nível de segurança são:

    • Identificação por senha: Autoriza a entrada mediante digitação de senha. É utilizada em sistemas simples de controle e em ambientes que requerem baixo nível de segurança, porque é uma das tecnologias menos seguras, devido ao fato de ser fácil de usar e gravar, bem como pode ser repassada a terceiros sem autorização.

 

    • Código de Barras: É uma forma de controle de acesso de baixo custo, pois não requer nenhum grande recurso tecnológico para a leitura, mas pode ser facilmente falsificada. Esta tecnologia é geralmente utilizada em ambientes que precisam monitorar o acesso, porém, não necessitam de alto nível de segurança.

 

    • RFID (Radio Frequency Identification): Esta tecnologia apresenta baixo índice de falsificação e falha. A leitura é feita por radiofrequência, o que diminui o desgaste e atrito. Destaca-se por ser uma das tecnologias com melhor custo benefício e pode ser utilizado em crachás ou como etiquetas descartáveis.

 

    • Cartão de Proximidade: Funciona com um chip no seu interior, normalmente utilizado como crachá ou TAG. Apresenta ótimo desempenho de leitura, é resistente e permite a personalização de ambos os lados do cartão. Por ter uma criptografia considerada segura, dificulta o acesso aos dados armazenados em seu interior, o que torna sua cópia extremamente difícil.

 

    • Biometria 3D: São utilizados para acessos de nível médio a alto de segurança, pois as taxas de falha na identificação do usuário são baixas e reduzem significativamente a fraude. Já está disponível no mercado a um custo acessível, o que impede o uso de dedos de silicone e acaba com a fraude no registro.

 

    • Leitura biométrica da mão: Lê as características geométricas da palma da mão, como comprimento, largura, posição das articulações, entre outros. Geralmente utilizada em aplicações de alto nível, evitam as fraudes na identificação de pessoas.

 

    • Reconhecimento Facial: Permite a identificação próximo ao equipamento ou até mesmo a distância. Por meio de uma câmera, a tecnologia utiliza algoritmos para detectar inúmeros pontos de características faciais, como olhos, contornos dos olhos, sobrancelhas, contornos dos lábios, ponta do nariz e cruza as informações com fotos do banco de imagens escolhido ou criado. Oferece um bom nível de segurança, pois permite fazer o reconhecimento independente das expressões faciais.

 

  • Leitura da Íris: Por apresentar características únicas em cada indivíduo, reconhece diferentes padrões apresentados pela íris para identificar as pessoas. Oferece maior segurança e confiabilidade devido ao baixo registro de falhas de leitura. É utilizado em locais de acesso restrito e que requerem altíssimo grau de segurança.

 

Benefícios do controle de acesso

A utilização de controle de acesso traz diversas vantagens. A primeira delas é o aumento da segurança do local. Além dessa, existem outros benefícios, como:

  • Gestão eficiente e rápida do acesso de pessoas aos ambientes;
  • Restrição de acesso de pessoas não autorizadas a locais específicos;
  • Criação de listas de acesso – em caso de eventos internos;
  • Controle da quantidade de pessoas nos ambientes;
  • Análise comportamental e tempo de permanência no ambiente;
  • Identificação de visitantes e frequência das visitas, garantindo a segurança.

 

Tendências na gestão de acesso

Existem várias aplicações para fazer a gestão de acesso da sua empresa ou condomínio. Mas como a tecnologia não para e está em constante evolução, é possível que em poucos anos a forma como é feita a gestão da presença das pessoas mude muito.

Além disso, a tecnologia está sempre oferecendo novas perspectivas, possibilitando a comunicação em tempo real entre os mais diferentes softwares e equipamentos. É informação viva e precisa onde você estiver assim é possível ter dados concretos sobre o seu negócio e ao mesmo tempo gerir o acesso de pessoas de forma integrada e efetiva.

Conhecer as tecnologias e inovações do mercado facilitará para que a segurança da sua empresa alcance um padrão de qualidade, dificultando a ação de criminosos e facilitando o dia a dia dos colaboradores.

Quer saber mais sobre as soluções de controle de acesso?

 

Entre em contato agora e converse com um especialista sobre o assunto!