09 abr Câmeras de Segurança – Benefícios da sua utilização

Câmeras de Segurança

Vivemos em uma sociedade em que a preocupação com a segurança é cada vez maior, já que os crimes vêm crescendo com frequência. E segurança tornou-se um elemento essencial para qualquer tipo de ambiente, seja para empresa ou para residência. É nesse momento que as câmeras de segurança ganham destaque.

Uma infinidade de bons motivos podem ser listados para justificar a aquisição de câmeras de segurança. Atualmente não são necessários muitos argumentos, pois a sensação de insegurança está presente todos os dias e já se torna motivo suficiente.

E aí fica a dúvida…. É realmente necessária a aquisição de câmeras de segurança?

Nossa resposta para esta pergunta é SIM! E podemos afirmar ainda que uma pessoa que não enxerga a necessidade de adquirir câmeras de segurança é uma pessoa que ainda não sofreu perdas importantes.

Mas afinal, o que são câmeras de segurança?

As câmeras de segurança são equipamentos compostos por um sensor de imagem, lente de curto ou longo alcance e geralmente contêm tecnologia de infravermelho, ou seja, é possível fazer captura mesmo em locais escuros e durante o período noturno com nitidez.

As câmeras de segurança são usadas junto aos gravadores de vídeo (DVR, HVR ou NVR) e possuem padrões de tecnologias, como: CVBS (analógica) ou HDs (AHD, HDCVI e HDTVI).

Como existem diversos modelos, as câmeras de segurança atendem às mais diversas necessidades e têm sido cada vez mais usadas para garantir a proteção em vias públicas, pontos comerciais e residências.

Benefícios dessa importante ferramenta de segurança

Alguns benefícios de se ter imagens gravadas e mantidas para visualização futura:

    • Câmeras de segurança podem inibir o crime: Com as câmeras de segurança você pode impedir que crimes aconteçam. A simples visão da câmera os observando e o puro pensamento de ser pego em flagrante são intimidantes o suficiente para fazer que meliantes pensem duas vezes antes de tentar algo.

 

    • Exibe todas as atividades e cenários: Nada e nem ninguém ficará fora de vista. Com as câmeras, as atividades das pessoas poderão ser monitoradas, bem como os acontecimentos nesses locais. Esta é uma grande maneira de detectar pessoas suspeitas e manter o controle sobre suas atividades.

 

    • Ajuda a reunir provas: Isto é particularmente útil quando se lida com um cenário legal, em que a testemunha possa ter esquecido detalhes importantes. Com uma câmera de segurança, as autoridades podem ver a série de eventos e como eles realmente se desenrolaram.

 

    • As imagens podem ser acessadas pela internet: Um sistema CFTV permite aos usuários visualizar os vídeos de todas as câmeras ao vivo a partir de um computador, laptop, ou até mesmo celular, basta terem acesso à internet.

 

    • Conhecimento dos pontos fracos: Com as câmeras de segurança é possível observar onde um indivíduo encontrou o ponto fraco para invadir um empreendimento. Assim, é possível prevenir, criando alternativas para melhorar aquele local específico que ele conseguiu burlar.

 

    • Facilidade na identificação: Se houver alguma invasão, as câmeras de segurança conseguem identificar com facilidade quem é a pessoa, com a ajuda do banco de dados da polícia.

 

    • Controle de tudo o que acontece: Dentro de uma grande empresa, é possível monitorar muitas coisas. Por isso, utilizar as câmeras de segurança é importante, também, durante o horário de funcionamento do local. É possível controlar o acesso de pessoas, mercadorias e veículos.

 

  • Diminuição de reincidência: As câmeras podem diminuir o risco de voltarem a um local, com medo que sejam reconhecidos.

 

Quais as motivações para a utilização de câmeras de segurança?

A utilização de câmeras de segurança é um dos métodos mais eficazes pela melhora da segurança de um lugar. As câmeras proporcionam a possibilidade de visualizar quem, como e qual o momento que um determinado fato tenha ocorrido.

Qualquer ação realizada pode ser gravada pela câmera de segurança, o que ajuda na identificação do indivíduo e sua possível apreensão e punição posteriormente.

As câmeras de segurança podem e devem ser utilizadas em todos os momentos de funcionamento de uma empresa, ou seja, podem funcionar em horários em que existam funcionários naquele ambiente, possibilitando ter um controle maior e mais efetivo sobre tudo que ocorre à empresa nos períodos de circulação mais intensa.

As câmeras possibilitam a verificação das atividades que os funcionários estão realizando no horário de trabalho e também sobre o que os consumidores dos estabelecimentos fazem nos lugares, diminuindo sensivelmente a quantidade de roubos e furtos.

Câmeras de segurança em empresas pode?

A legislação brasileira não informa especificamente sobre a instalação de câmeras de segurança no local de trabalho, porem a Constituição Federal, em seu artigo 5º, assegura a todos os cidadãos o direito à liberdade e à igualdade e determina que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. A Constituição prevê, ainda, que o uso sem autorização da imagem de pessoas dá direito à indenização por dano material ou moral.

Isso significa que a empresa pode sim instalar câmeras de segurança, mas deverá informar aos funcionários sobre a filmagem. Para não haver dúvidas sobre a falta de aviso a sugestão é fixar placas de identificação nos murais dos setores e nas áreas comuns da empresa informando sobre a filmagem.

Além disso, a empresa deverá ter bom senso sobre o posicionamento das câmeras, o aconselhável é a instalação para evitar furtos, roubos e acidentes no trabalho e para acompanhamento da produção. Portanto, as câmeras devem ser instaladas em locais de possível passagem e acesso, como a entrada da empresa e os corredores.

Locais que não justificam a instalação como refeitório ou cozinha, pois são áreas de convivência dos empregados. A presença de câmeras em banheiros e vestiários é proibida.

Dicas sobre a instalação de câmeras de segurança

Para ter mais tranquilidade na instalação de câmeras de segurança, o ideal é consultar um especialista, que poderá indicar todas as opções existentes, onde poderão ser instaladas e os locais mais indicados para o seu posicionamento, pois é preciso conhecer as opções que existem no mercado e as regras para a instalação de câmeras de segurança.

Entenda que a sua segurança deve ser prioridade, que boa parte dos incidentes diários podem ser evitados e que não é agradável conviver com a sensação de vulnerabilidade.

Ao adotar esse recurso, certamente garantirá proteção, tranquilidade e paz. Saiba como podemos ajudá-lo a ter mais segurança para você e para seu patrimônio.

 

Entre em contato agora e converse com um especialista sobre o assunto!