27 mar Rede Estruturada: entenda o que é definitivamente

1

Sua empresa está em ritmo de crescimento acelerado e você precisa estruturar melhor alguns pontos, mas e agora, por onde começar? Muito se fala da necessidade de ter uma rede estruturada para a empresa, mas do que exatamente se trata isso?

Quando se trata da comunicação de dados a rede é o pilar da empresa. A transmissão de dados rápida, eficiente e segura é uma necessidade que colaboradores de empresas precisam todos os dias.

O que é uma rede estruturada e quais seus objetivos?

O conceito de rede estruturada é designado à rede de cabeamento que é capaz de conduzir dados, voz, imagem e segurança, através de vários meios de transmissão: cabos metálicos, fibra óptica e rede sem fio, permitindo a ligação de servidores, computadores, impressoras, telefones, roteadores, câmeras de segurança, TV’s, controladores de acesso, etc.

O surgimento do conceito de rede estruturada se deu com a busca pela padronização da infraestrutura. Com base nesse objetivo, a rede estruturada é constantemente utilizada em empresas de médio a grande porte, principalmente, pelo fato de possuir um número gigantesco de dados a serem sistematicamente compartilhados.

O objetivo fundamental de uma rede estruturada é organizar e unificar as instalações de cabos, equipamentos e computadores, diante desta complexidade percebe-se a importância da necessidade de sincronia entre estes itens, para que não haja perda de nenhum dado no processo de comunicação.

Vantagens de possuir uma rede estruturada

As vantagens são muitas, porem é fundamental não haver dúvidas como esse investimento é importante:

  • Redução de custos com novas instalações;
  • Facilidade de mudanças de ramais telefônicos e portas de dados, e do acréscimo de novos pontos;
  • Manutenção mais rápida e segura;
  • Integração com os sistemas de segurança atuais;
  • Prevenção de possíveis curtos e panes de sistema;
  • Livre circulação de dados, não existe congestionamentos de rede;
  • Fácil administração e gerenciamento do sistema;
  • Suporte a novas tecnologias.

 

Erros mais comuns!

As empresas que já adotaram essa solução costumam questionar, e se acontecer algum erro? Essa é uma dúvida comum especialmente quando a estruturação da rede está em andamento. Isso acontece porque se ocorrer alguma falha durante o cabeamento, existe o risco de que a transmissão das informações seja prejudicada ou até comprometida.

As principais falhas que podem acontecer durante o processo de estruturação da rede cabeada são:

    • Problemas de conexão: Esse erro pode prejudicar o funcionamento dos equipamentos, devido problemas com os conectores ou oxidação.

 

    • Cabos danificados: Quando os cabos estão danificados ou foram rompidos, todos sentirão os efeitos, principalmente a lentidão. Para isso, pode-se usar um testador, para indicar se o cabo foi danificado, caso isso aconteça, será necessário trocá-lo.

 

  • Falhas na certificação e documentação: O sucesso da estruturação de rede cabeada depende de padrões que precisam ser seguidos desde o início. A melhor solução é adotar através de documentação física, o descritivo das atividades e perfil da rede a ser montada, estando incluída a descrição detalhada dos hardwares e softwares que compõe o conjunto.

 

É preciso planejar!

Na área de tecnologia da informação é preciso planejar antes de executar qualquer atividade, é necessário um projeto bem detalhado, com todos os requisitos analisados e um planejamento cuidadoso. Avaliar e planejar antes de colocar em prática, ajudará no sucesso do projeto.

Em um projeto de rede, devem ser levado em consideração vários aspectos, como:

    • Projeto detalhado: Existe um projeto com a identificação de requisitos, especificação de equipamentos e serviços, cronograma e custos, implantação, espaço físico, testes, certificação, mão de obra e treinamento?

 

    • Itens utilizados na rede: Quais os recursos, tecnologias e sistemas que serão utilizados?

 

    • Tamanho da rede: A rede vai ser interna? A empresa possui filiais? Qual tecnologia será utilizada (Fibra Óptica, WAN, Rádio)?

 

    • Segurança da rede: Quais mecanismos serão utilizados para garantir segurança e proteção dos dados trafegados? A empresa possui regras e uma política de segurança da informação eficiente e bem divulgada?

 

    • Administração da rede: Quantos são os usuários, hardware e software das estações? Qual a previsão de crescimento físico?

 

  • Crescimento: A rede vai suportar o crescimento do negócio?

 

Riscos de não ter uma rede estruturada

Com uma infraestrutura de cabeamento desorganizada, erros são frequentemente cometidos, portas incorretas são desconectadas e ainda pior é o cabeamento desestruturado existente.

Tentar remover um único cabo de um emaranhado repleto de confusão pode causar problemas em outros cabos e levar a erros de rede muito difíceis de rastrear.

A segurança da informação é outro fator de risco, pois caso não seja implementado um sistema de rede estruturada eficiente e qualificado, o investimento em soluções robustas será cada vez maior. Para que o investimento de recursos em soluções como essas surtam o efeito esperado, um sistema com infraestrutura adequado deve ser instalado.

De uma forma geral, as melhores e mais inovadoras soluções podem ser escolhidas para otimizar o sistema de TI, mas que nada valerá se não possuir uma estrutura qualificada, pois sem a implementação de um sistema de rede estruturada de qualidade, as soluções jamais cumprirão seu papel da forma necessária, não importando o quão inovador é o produto.

É essencial verificar a qualidade da infraestrutura de rede que será investido recursos e capital, pois assim, evitará problemas futuros e garantirá o diferencial competitivo da sua empresa, pois os gastos com soluções de problemas decorrentes serão mais elevados e causarão prejuízos.

Entendendo a importância de se investir em um sistema qualificado de rede estruturada, você estará se colocando um passo à frente da concorrência e terá vantagens competitivas no mercado.

 

Entre em contato agora e converse com um especialista sobre o assunto!